Marcos Alonso - Consultoria em SEO

Análise de resultados do projeto de SEO

A análise de resultados é muito importante para saber se as otimizações estão trazendo os resultados planejados e também para identificar outras ações que podem ser implementadas no site para melhorar ainda mais o desempenho do site.

Para isto, é de suma importância que haja uma ferramenta de medição implementada, existem diversas ferramentas gratuitas no mercado que cumprem perfeitamente com a função de medir tráfego e conversões. Sem que esta esteja corretamente implementada, assim como as demais campanhas que geram tráfego para o site, é muito difícil, se não impossível, analisar corretamente os resultados do projeto.

O ideal é que os gráficos de análise sejam temporais (linha do tempo), para que se possa observar claramente o comportamento do site.

Análise de Posicionamento Orgânico

Nos relatórios mensais é realizada a análise de posicionamento do site em relação às palavras-chave selecionadas no início do projeto através do uso de ferramentas que simulam uma busca no buscador e identificam em qual posição o site foi apresentado.

Geralmente não são contabilizadas posições a partir da terceira ou quarta páginas pois estas raramente são visualizadas pelos “usuários comuns”, que caso não encontrem a informação desejada refinam a busca, incluindo alguma palavra-chave na busca realizada. Por exemplo não encontrou o que queria quando buscou por “restaurante japonês” e fez uma nova busca por “restaurante japonês no Itaim”.

Análise de tráfego

Outro ponto muito importante é analisar o tráfego orgânico gerado para o site. Este crescimento geralmente é constante na etapa inicial do projeto, quando o site vai ganhando o posicionamento para as palavras-chave planejadas, além de outras combinações possibilitadas pela otimização realizada tanto da estrutura como no conteúdo.

Análise de conversões

Esta análise é o ponto principal do relatório, já que é onde são medidos os eventos bem sucedidos que vão gerar retorno financeiro ao investimento realizado no decorrer do projeto de SEO. Por isso é importante ter a ferramenta corretamente configurada no site e todos os pontos de conversão estejam claramente definidos e configurados.

Definição de próximos passos

A partir da análise de resultados constante haverá um maior conhecimento do negócio e do comportamento do site que vai permitir a definição de otimizações mais específicas para aprimorar seu desempenho e geração de resultados para o cliente.

Quer saber mais sobre consultoria em SEO?

- Consultoria de SEO, como funciona? - Análise de resultados na Consultoria