Marcos Alonso - Consultoria em SEO

Etapas do projeto de SEO

As etapas são praticamente as mesmas caso seja um projeto para um site novo ou para um site já existente.

Primeira etapa: Definição de palavras-chave

O projeto se inicia com a análise do site e dos principais concorrentes para identificar estratégias utilizadas, tipos de comunicação e definir os objetivos.

A seleção de palavras-chave é, ainda hoje, um dos principais pontos do projeto, pois é quando é definido quando o site deve aparecer nos resultados orgânicos de busca. Neste ponto devem ser consideradas tanto palavras-chave institucionais, como de long-tail (palavras mais específicas, como “restaurante japonês barato no Itaim”).

Desta análise e com a utilização de ferramentas específicas é feita uma seleção de palavras-chave que será aprovada junto ao cliente, que é quem definitivamente conhece melhor seu público e serviços oferecidos. Além disso, esta listagem inicial deverá ser utilizada pelo menos no primeiro ano do projeto, pois será a partir dela que serão analisados os impactos das otimizações na visibilidade do site e definição dos próximos passos. Por isso é muito importante que o cliente participe ativamente desta etapa, já que ele é o que mais entende o negócio e o público.

Segunda etapa: Documentos de otimização

Passada a etapa de planejamento de objetivos e palavras-chave, é realizada uma profunda análise de estrutura e conteúdo do site. Neste ponto são identificadas eventuais barreiras que impedem o livre acesso dos robôs dos buscadores ao conteúdo do site, sua arquitetura de informação e como os produtos e serviços são apresentados.

Durante este processo são desenvolvidos wire-frames para sugerir alterações na estrutura de conteúdo da página, caso seja necessário, para a inclusão de texto descritivo, botões de conversão, links úteis e outros pontos que vão favorecer a experiência do usuário no site.

Também podem ser desenvolvidos documentos mais específicos como listas de Title e Meta Tags ou o próprio conteúdo das páginas caso seja necessário.

Terceira etapa: Acompanhamento/Implementação

Quando a documentação é enviada e as sugestões alinhadas e aprovadas pelo o cliente, o consultor de SEO vai acompanhar a implementação aprovando e analisando todas as entregas feitas pela equipe responsável para garantir que todas as melhores práticas sejam corretamente implementadas. Também neste ponto deverão ser tomadas todas as precauções para evitar que o site perca seus links externos e tráfego já existentes.

Quando as implementações são finalizadas, será desenvolvido o famoso sitemap.xml e submetido aos buscadores para ajudar estes a “entenderem” e indexarem corretamente as otimizações.

Quer saber mais sobre consultoria em SEO?

- Consultoria de SEO, como funciona? - Análise de resultados em projetos de SEO